Por que o chocolate pode ser um alimento saudável?
- Estação Consciente
- 25 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jan. de 2023
O cacau é realmente algo sem o qual muitas pessoas não conseguem ficar sem.
Nos últimos tempos o chocolate tem ficado com uma injusta má reputação, desde as alegações de que causa ganho de peso e até a acne. No entanto, não é o cacau que causa o problema, e sim os "ingredientes ruins" que normalmente entram no chocolate, como açúcar, laticínios e aditivos.
Há um crescente campo de pesquisa mostrando que o cacau pode trazer benefícios anti-inflamatórios, ajudar a saúde do cérebro e do coração, ajudar no controle saudável do açúcar no sangue, ajudar o sistema imunológico e a saúde da pele.
O cacau é denso em nutrientes, é uma boa fonte de zinco, importante para a função imunológica, para a pele e a saúde hormonal. Ele também contém outros minerais essenciais como magnésio, potássio e ferro que são vitais para as funções fisiológicas em todo o corpo.
O destaque, no entanto, talvez seja uma família de antioxidantes chamados flavonóides. Os flavonóides são uma grande família de mais de 5.000 compostos encontrados em frutas e vegetais, mas também em produtos como chá, cacau e vinho.
Desde a década de 1990, é crescente o interesse e pesquisa em flavonoides por apresentarem atividades anti-inflamatórias, antitrombogênicas, antidiabéticas, anticancerígenas e neuroprotetoras através de diferentes mecanismos de ação in vitro.
Veja a estrutura química das principais classes de flavonoides, que são encontrados em diferentes fontes naturais de origem vegetal:

(Fonte: https://activepharmaceutica.com.br/blog/flavonoides-e-seus-efeitos-beneficos-sobre-a-imunidade)
O efeito benéfico do cacau pode explicar por que existem dados mostrando que o cacau pode ajudar numa recuperação pós-treino. [fonte]
A lista de benefícios não termina aqui... Bom, então já sabe se quiser comprar chocolates de alta qualidade e com ingredientes saudáveis, visite nossa seção de chocolates saudáveis aqui na Estação Consciente:
.
Comments